Salvé, Organização Todo-Poderosa

Norman Hovland


Quando investigamos a literatura da Torre de Vigia, emerge uma imagem muito forte de uma seita que adora uma organização. A revista A Sentinela nunca deixa escapar qualquer oportunidade para promover a "Organização". Examinemos algumas das declarações feitas na revista A Sentinela. Em primeiro lugar, é de grande importância enfatizar a "autoridade" da "Organização". Qualquer pessoa que tenha ido à escola de Obediência Teocrática está familiarizada com isso. Resistir à Todo-Poderosa "Organização" Torre de Vigia é o mesmo que resistir a Jesus!

7 Para se apegar à direção de Cristo, é portanto necessário obedecer à organização que ele está dirigindo pessoalmente. Fazer o que a organização diz é fazer o que ele diz. Resistir à organização é resistir a ele. [The Watchtower, 1 de Maio de 1959, p. 269, em inglês]

Quando a "Organização" fala, na realidade é Jeová quem fala:

Quando o nosso Pai celestial Jeová Deus fala, quer através de sua Palavra, a Bíblia, quer através de sua organização terrestre, é ainda mais importante escutar e obedecer, provando que somos adoradores obedientes que não desprezam o amoroso lembrete: "Você me ouviu?" [A Sentinela, 1 de Abril de 1988, p. 31]

Todas as outras organizações "aproveitar-se-ão de si":

30 O rebanho de Deus mantém-se unido. Eles não se afastam da sociedade do Novo Mundo. Na organização do velho mundo há laços e armadilhas. Os perigos estão por toda a parte. Homens e organizações aproveitar-se-ão de si, e você não terá proteção. Mantenha-se dentro da organização de Deus. [The Watchtower, 15 de Março de 1958, p. 189, em inglês]

O que conta é a obediência à "Organização":

Portanto, seja obediente. Faça o trabalho de Jeová do modo de Jeová. É o modo que Jeová delineou através da sua organização. Só isso conta! [The Watchtower, 15 de Abril de 1956, p. 243, em inglês]

A "Organização" é tudo, segundo "um irmão":

19 Assim como o corpo precisa de alimento, cuidado e orientação, nós precisamos das provisões espirituais que Deus nos dá por meio da sua Palavra, do seu espírito e da sua organização. Para tirar proveito destas provisões, temos de fazer parte da família terrestre de Jeová. Depois de muitos anos no serviço de Deus, um irmão escreveu: "Sou mui grato de ter vivido no conhecimento dos propósitos de Jeová desde aqueles dias de pouco antes de 1914, quando nem tudo estava tão claro ... até o dia atual, em que a verdade brilha como o sol ao meio-dia. Se há alguma coisa de suma importância para mim, esta é a questão de conservar-me bem achegado à organização visível de Jeová. As minhas primeiras experiências me ensinaram quão imprudente é confiar em raciocínios humanos. Quando tomei mentalmente uma resolução neste sentido, determinei permanecer com a fiel organização. De que outra maneira se pode obter o favor e as bênçãos de Jeová?" [A Sentinela, 15 de Julho de 1996, p. 20]

9 Depois de muitos anos de serviço a Jeová, certo irmão disse: "Se existe alguma coisa de suma importância para mim, esta é a questão de conservar-me intimamente achegado à organização visível de Jeová. As minhas primeiras experiências me ensinaram quão insalutar é confiar em raciocínios humanos. Quando tomei uma resolução neste sentido, decidi permanecer com a fiel organização. De que outra maneira pode-se obter o favor e as bênçãos de Jeová?" Preza você também seu privilégio de servir a Jeová junto com seu povo alegre? (Salmo 100:2) Se assim for, não permitirá que nada o afaste da organização de Deus ou destrua a sua relação com Aquele cujo braço salva todos os que o amam. [A Sentinela, 1 de Outubro de 1991, p. 10]

A "Organização" é o nosso salvador:

Mas, se nos afastarmos da organização de Jeová, não haverá outro lugar para ir em busca de salvação e verdadeira alegria. [A Sentinela, 15 de Setembro de 1993, p. 22]

Isto se faz através de literatura e de instruções bíblicas sobre como ganhar a salvação. Atualmente, Jeová está acelerando o ajuntamento dos semelhantes a ovelhas à sua organização em expansão, [A Sentinela, 15 de Janeiro de 1992, p. 17]

12 Para garantir a salvação, Noé e sua família tinham de exercer fé. Isto significava seguir instruções e os ditames do espírito santo de Deus. Durante a grande tribulação, será igualmente imperativo que sigamos os ditames do espírito santo e obedeçamos as instruções que Jeová dará por meio de sua organização. [A Sentinela, 15 de Setembro de 1991, p. 17]

E embora o testemunho dado agora ainda inclua o convite de vir à organização de Jeová para a salvação, sem dúvida virá o tempo em que a mensagem assumirá um tom mais duro, igual a um "grande grito de guerra". [A Sentinela, 15 de Julho de 1982, p. 21]

19 Os quatro anjos não vão 'segurar firmemente' para sempre os quatro ventos da terra. Podemos sentir-nos felizes de que o fizeram até agora, e que isso resultará na salvação de milhões de pessoas da humanidade. Mas, o tempo se esgota rapidamente. Precisamos ficar atentos, alertas, constantemente avançando junto com a organização de Deus na terra. [A Sentinela, 15 de Janeiro de 1979, p. 13]

28 Está disposto a 'cingir-se de humildade mental', de "pôr o avental da humildade"? Está disposto a aceitar o modo de Jeová salvar? Neste século vinte, temos um exemplo de humildade, de humildade mental, encontrado em todo o mundo. Existe na organização das testemunhas de Jeová. Por que não prossegue na leitura e vê como se ajustaram humildemente ao modo de Jeová salvar? [A Sentinela, 1 de Janeiro de 1975, p. 23]

Isto significa que a provisão da salvação está relacionada de perto com a organização de Jeová. Um restante da classe sacerdotal espiritual ainda está na terra hoje, formando o núcleo da congregação do povo de Jeová. Não podemos ignorar o papel que a congregação visível as testemunhas de Jeová desempenha nesta provisão para a salvação. [The Watchtower, 15 de Agosto de 1967, p. 499, em inglês]

Por isso a congregação visível do povo de Deus tem algo que ver com a provisão para a salvação hoje. De fato, tem um lugar importante nessa provisão. Toda congregação forma uma pequena parte do povo de Deus. Não podemos ficar fora da organização do povo de Deus, separados dela, se queremos ter a proteção de Jeová. [The Watchtower, 15 de Agosto de 1967, p. 499, em inglês]

Se queremos assegurar a nossa salvação eterna, temos de ficar dentro dos limites da amorosa provisão de Jeová Deus associados com a sua organização visível, presidida pelo seu Sumo Sacerdote. [The Watchtower, 15 de Agosto de 1967, p. 503, em inglês]

Para compreenderem a Bíblia para a sua salvação, eles precisaram de tê-la explicada através da organização de Deus. [The Watchtower, 15 de Novembro de 1961, p. 692, em inglês]

Por que este tremendo influxo à organização das testemunhas de Jeová? É porque as pessoas estão encontrando salvação. [The Watchtower, 1 de Janeiro de 1959, pp. 19-23, em inglês]

Aqueles que desejam salvação têm de vir à organização de Jeová, e encontrar entrada nela e permanecer ali permanentemente. [The Watchtower, 1 de Outubro de 1952, p. 603, em inglês]

Isso tornaria a organização odiosa aos olhos de pessoas sinceras e impediria estes ofendidos de virem à organização e serem salvos [The Watchtower, 15 de Abril de 1951, p. 240, em inglês]

Ainda devem existir centenas, sim, milhares, de pessoas de bem que quererão vir à organização de Jeová, a cidade sem muralhas à volta da qual Jeová, como um fogo devorador, colocou a sua proteção. Os publicadores de Singapura são gratos por estarem nela e terem o privilégio de ajudar outros a encontrarem o seu caminho até ela pela benignidade imerecida de Deus para a sua salvação eterna. [The Watchtower, 15 de Julho de 1951, p. 431, em inglês]

Os servos de Jeová plantam a mensagem da verdade nos corações de homens de boa vontade, estudando a Bíblia com pessoas que desejam aprender, e isto produz fruto depois de cultivo. (Mat. 13:23) Assim, estes ganham palavras de salvação e procuram refúgio e vida através da organização de Jeová. [The Watchtower, 1 de Setembro de 1951, p. 535, em inglês]

A arca que este Noé Maior constrói consiste em um novo sistema de coisas, um novo arranjo divino que nos oferece proteção e nos preserva para a salvação eterna. A congregação, a organização teocrática que ele constrói, tem de viver dentro deste novo sistema de coisas e tem de pensar, falar e trabalhar em harmonia com ele. Esta arca de estrutura teocrática é objeto de ridículo para o mundo, porque é construída segundo as instruções de Deus e para o seu propósito. É diferente! O mundo nunca viu nada como ela e não a compreende. [The Watchtower, 15 de Novembro de 1951, p. 681, em inglês]

A arca de salvação na qual entramos não é uma arca literal, é antes a organização de Deus; [The Watchtower, 1 de Junho de 1950, p. 176, em inglês]

1 Os estudantes da Bíblia precisam familiarizar-se com a organização do "um só rebanho" sobre o qual Jesus falou em João 10:16. Tem de compreender que identificar-se com a organização de Jeová é essencial para a sua salvação. (Rev. 7:9, 10, 15) Portanto, devemos começar a encaminhar os estudantes da Bíblia à organização assim que o estudo bíblico for firmado. [Nosso Ministério do Reino, Novembro de 1990, p. 1]

Podem as Testemunhas de Jeová hoje tomar parte nesta óbvia "versão moderna de idolatria" e realmente "imputar salvação a uma pessoa ou a uma organização"?

16 Como cristãos, enfrentamos desafios similares hoje em dia. Não podemos participar em nenhuma versão moderna de idolatria -- seja em forma de gestos adorativos diante de uma imagem ou um símbolo, seja por imputar salvação a uma pessoa ou a uma organização. [A Sentinela, 1 de Novembro de 1990, p. 26]

Agora já todos sabemos a resposta a essa pergunta. As Testemunhas de Jeová certamente podem e elas realmente imputam a salvação a uma organização. A Todo-Poderosa "Organização" Torre de Vigia!

A "Organização" Torre de Vigia também forneceu um excelente e altamente luminoso exemplo do que a próxima declaração da Sentinela descreve:

A Bíblia nos dá um exemplo notável disso. Ela salienta que, embora alguém ou mesmo toda uma organização sejam sinceros, eles podem falhar quanto à devoção exclusiva a Deus. [A Sentinela, 15 de Outubro de 1972, p. 633]

Depois de ter investigado a história da Sociedade Torre de Vigia, todos podemos ver a sabedoria da seguinte citação:

Nenhum homem, independentemente de quão proeminente possa ser e com que poder possa estar investido, religioso ou político, nenhuma nação deste mundo e nenhuma organização internacional pode prover verdadeira segurança e salvação para a humanidade. [The Watchtower, 15 de Agosto de 1967, p. 494]

Que grande verdade! Que perda de tempo, recursos e esforços tem sido para milhões de pessoas que foram apanhadas pelos predadores da "Organização" internacional de charlatães da Torre de Vigia e que devotaram toda a sua vida trabalhando como escravos para algo que pensaram ser a sua "salvação".

Que tragédia!


Índice · English